segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Setembro: mês da Bíblia

Durante todo o mês de setembro, a Igreja celebra o mês da Bíblia. A intenção é que durante este mês, em todas as comunidades cristãs, sejam desenvolvidas algumas atividades que conduzam para uma maior aproximação à Palavra de Deus.


Propostas para ouvir a Palavra

- A leitura diária de textos bíblicos é uma excelente ajuda para meditar a Palavra de Deus e escutar o que o Senhor nos fala

- Você já leu um evangelho integral "para executar"? É muito interessante descobrir a história da vida de Jesus escritos por cada evangelista. Este mês é propício para oferecer a Deus esse esforço. Recomendamos a leitura do Evangelho de Marcos. Em horas pode ser lido. Como o primeiro dos evangelhos sinóticos, os outros (Mateus e Lucas), segui-lo no regime geral. Por isso, é uma boa porta de entrada a mensagem de Jesus.

- Outra possibilidade para implementar este mês (e, talvez, iniciar um necessário e construtivo hábito) é a oração com os Salmos. Eles coletam a oração do povo de Deus ao longo de quase mil anos de caminhada do povo de Israel. Abordamos a voz do povo que reza com fé, e a palavra de Deus, que diz que esta maneira de rezar nos aproxima e ensina a ouvir seus ensinamentos. Nos Salmos, encontramos uma grande fonte de inspiração para a oração. Há salmos que falam da alegria, as dificuldades e conflitos, esperança, desespero, dor, libertação e justiça,

- A leitura orante da Palavra, feita em comunidade, nos coloca em sintonia com a vontade de Deus. O exercício é uma chave para o crescimento na fé. A força da comunidade encoraja-nos a encontrar nos textos o poder do Espírito. Nós todos aprendemos juntos e somos enriquecidos com a contribuição de cada um. Existem muitos métodos de leitura orante. Simplificar o máximo que podemos dizer que os quatro passos seguintes são os mais comuns:

Leitura
Meditação
Oração
Compromisso


A leitura orante sempre resultam em um desafio de viver. A Palavra de Deus nos desafia a seguir os passos de Jesus e a mudar de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário